Você já deve ter notado que famílias orientais, principalmente as japonesas, têm o costume de retirar os sapatos ao entrar em casa. Esse hábito, apesar de ser praticado por uma parcela muito pequena da população ocidental, é uma forma de evitar que a sujeira da rua venha para dentro das casas. Com a pandemia de COVID-19 que tem ocupado os noticiários, muita gente está se perguntando: é possível que haja coronavírus no tapete? Como deixar a casa protegida, então?
O vírus que tem preocupado o mundo todo é, na verdade, uma mutação de um vírus já existente – e, por isso, é chamado de novo coronavírus. Isso significa que muitas características do vírus ainda estão sendo analisadas e estudadas por especialistas do mundo todo. Uma das descobertas, entretanto, é que o coronavírus pode sobreviver por até 5 dias alojado na sola de um sapato.
Agora imagine o seguinte cenário: você, mesmo respeitando a quarentena, sai de casa para ir ao supermercado e abastecer a dispensa. Evita se aproximar das pessoas, não leva as mãos ao rosto, usa álcool em gel e até máscaras de proteção. Ao chegar em casa, entretanto, senta-se no sofá, descansando os pés sobre o tapete da sala. Resultado: toda a sujeira que aderiu ao seu sapato fora de casa pode, agora, estar na sua sala, inclusive o coronavírus no tapete.
O cenário, claro, é preocupante, mas com alguns cuidados básicos, você pode manter a higiene da sua casa e a segurança dos seus familiares. Um deles, por exemplo, é adotar o hábito de tirar os sapatos ao entrar em casa. Mesmo depois que a pandemia passar e as coisas voltarem ao normal, é uma prática que vale a pena ser adotada.
Outra medida de proteção e higiene é a limpeza de tapete. Nesse caso, um serviço profissional é fundamental para garantir a eficácia do procedimento e a conservação do seu tapete. Entenda como funciona:
Todo o serviço da SOS Clean RJ é realizado em domicílio – você não precisa sair da quarentena nem para contratar.
Entre em contato com a nossa equipe para agendar o seu atendimento!