Prevenção do coronavírus dentro de casa: o que fazer?

Coronavírus no colchão
Coronavírus no Colchão: é possível?
6 de abril de 2020
Limpar Sofá no RJ
O que é bom para limpar sofá?
6 de abril de 2020

A quarentena e o isolamento domiciliar não anulam completamente os riscos de contágio; saiba como fazer a prevenção do coronavírus dentro de casa

O novo coronavírus se espalhou muito rapidamente por todo o mundo. Quando uma doença está presente em todos os continentes, recebe o status de pandemia. Por esse motivo, especialistas do mundo todo recomendam isolamento e pedem que as pessoas evitem sair de casa. Dentro de casa, porém, como fazer a prevenção do coronavírus?

Em vários estados do Brasil, a recomendação das autoridades públicas é que as pessoas só saiam de casa se não puderem trabalhar em esquema home office ou para atividades essenciais, como as compras em supermercados e farmácias. No Rio de Janeiro, por exemplo, o governador Wilson Witzel prorrogou a quarentena pelo menos até o dia 17 de abril.

O importante nesse período é redobrar os cuidados de prevenção do coronavírus também dentro de casa. Mesmo para as residências onde não há nenhuma pessoa com sintomas da doença ou casos suspeitos, as medidas podem trazer mais segurança e tranquilidade para esse momento tão delicado da saúde pública brasileira.

 

Veja dicas para prevenção do coronavírus dentro de casa

  • Lave as mãos e use álcool em gel: essa talvez seja a dica mais comentada pelos especialistas, mas vale a pena reforçar porque é uma prática de enorme importância para impedir a propagação do vírus. Além da higienização, evite contato das mãos com olhos, boca e nariz, que são as principais portas de entrada para o vírus no organismo.
  • Mantenha a ventilação e a luz solar: o ar precisa circular dentro de casa. Se estiver com frio, use agasalhos, mas mantenha portas e janelas abertas sempre que possível. A exceção é quando houver alguém com suspeita de infecção. Nesse caso, a pessoa precisa ficar isolada das demais, com uma fonte própria de ventilação, como a janela aberta, mas com porta do quarto fechada, por exemplo.
  • Não compartilhe objetos pessoais: é importante que os moradores de uma mesma casa não compartilhem objetos pessoais como copos, pratos, talheres e toalhas. Para quem for cozinhar, o uso de máscaras de proteção também é recomendado.
  • Cuidado com os estofados: se há alguma pessoa infectada ou com sintomas dentro de casa, um dos métodos de prevenção do coronavírus é não dividir sofás e colchões, por exemplo. Os materiais estofados tendem a acumular sujeira com o tempo e podem conter micro-organismos como vírus, fungos e bactérias.

 

Limpeza de estofados pode ajudar?

Calma. Isso não significa que o seu sofá se tornou uma fonte de coronavírus do dia para a noite. O fato é que os estofados precisam passar por processos de higienização regularmente, como forma de prevenção e também para aumentar a vida útil dos materiais.

Muitas pessoas só se preocupam com isso quando surgem manchas ou odores desagradáveis em sofás, tapetes e colchões, por exemplo. O problema é que existe também a sujeira invisível que, mais do que estragar o aspecto estético dos materiais, coloca em risco a saúde de quem os utiliza, especialmente os que já possuem algum histórico de problemas respiratórios.

Para mais informações sobre limpeza de estofados, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça seu Orçamento Whatsapp